A CONSTRUÇÃO DO LAGO

Localizado em uma bacia cercada pela serra das Águas, região antes ocupada por um brejo, o lago denominado Guanabara foi formado pelo represamento dos rios das Flores ou Pinhão Roxo e São Simão, também denominado Lambarizinho.

Toda a área alagada foi previamente desimpedida da mata existente, sendo os troncos cortados rente ao chão.A fundação da represa,feita em pedra cimento e trilhos de ferro,foi arrematada por uma cascata de cerca de 10 metros de altura, construída em blocos de pedras à imitação de uma queda natural, que deságua no Rio lambari Pequeno(atual Mumbuca).

O lago possui 1800 metros de extensão sobre mil, na maior largura, alcançando de 01 a 07 metros de profundidade. Na época da sua inauguração contava com 32 ilhas de tamanhos diversos, construídas artificialmente ou formada pelas ondulações do terreno.

Para evitar o escoamento da água e escavações provocadas pela pressão da cascata, o fundo do Rio Lambari Pequeno(atual Mumbuca)foi lajeado.Um encanamento ligado a base da barragem a uma grande pedra em frebte á queda, fazia surgir um esguincho de água sobre esta(este efeito não existe mais).

Das ilhas ainda hoje existentes no lago, destacam-se a dos Bambus, a dos Patos e a maior delas, a ilha dos Amores, onde possuía alamedas de bambus gigantes e jardins floridos cheios de pássaros, onde os visitantes faziam piqueniques em mesas e bancos rústicos ali situados.

Em meados dos anos 80, o prefeito Marcílio Marques Botti, construiu em uma das ilhas do Lago Guanabara, um prédio destinado à Biblioteca Municipal, aonde não chegou a ser transferida para a ilha. O prédio foi ocupado mais tarde por uma escola e posteriormente pelo quartel de polícia, encontrado hoje desativado.

No dia 24 de abril de 1911, todo o percurso de 5 km do lago Guanabara, foi inaugurado a cavalo pelas autoridades.